terça-feira, 28 de outubro de 2008

Margaridas tricolores com molho rosado




Pode parecer uma piada, mas não é: depois de ter feito este prato ontem, ou seja, em pleno Outono, e apesar de ter gostado do resultado, cheguei à conclusão que é um óptimo prato para a Primavera - é que tem um ar muito fresco!

Mas é muito bom, e sobretudo simples, factor que eu tenho sempre em conta.

A receita base está na TeleCulinária de Outubro, mas para variar fiz à minha maneira, que foi assim:

Cozi 200 gr de margaridas tricolores (até ontem desconhecia esta massa, mas achei-a muito bonita e original).





No pacote diz que o tempo de cozedura é 9m, mas eu não gosto muito da massa al dente, por isso deixei cozer mais uns minutinhos.


Enquanto a massa cozia, cortei em tirinhas 250 gr de fiambre.

Escorre-se a massa e passa-se por água fria. Deixei no escorredor enquanto preparei o molho:

Leva-se ao lume (brando) 3 dl de leite, uma colher de sopa de farinha e uma colher de sopa de margarina. Depois de bem misturado, acrescentei um pacote de natas levemente batidas (a receita pedia 1dl, mas antes que deixasse estragar a outra metade, usei tudo), 4 colheres de sopa de ketchup, um pouco de noz moscada e uma pitada de sal. Mistura-se bem (passei com a varinha mágica durante cerca de 1 minuto).

Coloca-se a massa no recipiente onde se pretende servir, coloca-se por cima as tirinhas de fiambre e rega-se tudo com o molho. Por cima pus coentros picados.

Fica muito bom, mas como já disse, "cheirou-me" a prato primaveril e não outonal.



Notas:
1. Se voltar a fazer antes do tempo quente, não vou passar a massa por água fria. Agora sabe-me melhor comida mais quentinha.
2. Embora não pareça na foto, o molho ficou mesmo rosado, ou, para ser mais precisa, uma cor entre o rosa e o salmão. MAS, na TeleCulinária, o molho, pomposamente chamado "rosé", também aparece branco, o que já é um consolo para mim... (ai ai que ainda me processam...)

6 comentários:

Unknown disse...

Clau,

eu preciso colocar a receita do molho rose, acho que é assim, as estou em duvida hehehe acho que vai molho de tomate.
Bem, tanto faz, mas vc fez para a primavera do Brasil eeeeee!!!!
hahahaha
Adorei o seu prato amiga.
Bjs

Kláudinha disse...

os piratas adoram estas massinhas =) só posso comprar destas ou lacinhos acreditas? lolol os piratas são mt esquisitos lá no meu barco bjinhos

Isabel disse...

Eu como adoro massas, para mim pode ser em qualquer estação. Essa vai ser a próxima que eu vou experimentar. Também não conhecia essas margaridas, são lindinhas.

Noémia disse...

Olha, eu massa gosto em qualquer estação mas realmente com a onda de frio que veio de repente, tens razão em preferir algo mais quentinho!:)

ameixa seca disse...

Eu até achei que ias mesmo comer flores, até ver a foto da massa :) Confesso que desconhecia completamente! E é tão bonitinha :)

Cláudia Marques disse...

Nana, vou ficar à espera do seu molho, adoro molhos para massas.
Pois é, amiga, vcs aí quase nem sabem o que é o inverno, não é? passa rapidinho... aqui agora temos outono/inverno até fevereiro: haja paciência.

Kláudinha, eu não conhecia esta massa, mas fiquei fã; mas em m/ casa é ao contrário, gostamos de quase todas as massas: a minha filha não se importava de as comer todos os dias.

Maninha, prova, que é muito bom. Como não encontraste no PD, eu compro-te no J... deu para entender, não deu? é só para não fazer publicidade, ainda se eles pagassem...

Noémia, eu também adoro massas. Gosto tb porque são mto práticas de fazer, e são muito versáteis. Há 1001 possibilidades de as fazer.

Ameixa, só tu para me fazeres rir. Mas agora até está na moda comer flores, não é? Mas ainda não experimentei... penso que estas sejam mais saborosas...

Bjs para todas.