segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Creme de Leite com Canela e... Bolo de Claras

Sábado, para variar, foi dia de fazer um docinho; ou melhor, neste caso foram dois, porque como o primeiro doce apenas levava as gemas, decidi aproveitar as claras num bolinho...

Mas vamos por partes.

Primeiro fiz Creme de Leite com Canela.

Faz-se assim: Leva-se ao lume 1/2 litro de leite com um pau de canela e uma pitadinha de sal, e deixa-se ferver, durante 5m, em lume brando. Retira-se o pau de canela.

Batem-se 5 gemas com 180 gr de açúcar, até obter um creme clarinho. Acrescenta-se uma colher (de café) de canela.

Entretanto, desfaz-se 1 colher (de sobremesa) de farinha num pouco do leite fervido [Foi aqui a hora do incidente da praxe. Quando coloquei a farinha no leite e comecei a mexer, aconteceu aquilo que eu por acaso até já suspeitava que ia acontecer: ficou tudo cheio de grumos! Solução: varinha mágica - por algum motivo ela tem este nome, não é? Num minuto resolveu-se o problema.] e de seguida adiciona-se o restante leite.

Vai-se vertendo o leite em fio sobre o preparado das gemas, mexendo sempre.

A receita original (Revista Receitas de Sucesso) dizia para usar formas individuais refractárias, mas como é coisa que ainda não existe no meu armário, usei um tabuleiro tipo pyrex, devidamente untado com margarina e polvilhado com açúcar em pó.

Vai a cozer durante 40m, a 170º. (Eu deixei cozer durante 35m, e depois liguei o grelhador eléctrico do forno, só para dar mais uma corzinha).

Deixar arrefecer. Deve servir-se bem fresco. Eu decorei com açúcar em pó e canela.







Entretanto, para não desperdiçar as claras, resolvi fazer um Bolo de Claras com Chocolate.


Faz-se assim:

Bate-se 120gr de manteiga com 230gr de açúcar.

Junta-se 80/100 gr. de chocolate ralado ou em pó (usei cerca de 80 gr de chocolate ralado) e mistura-se bem. Acrescenta-se 120 gr de farinha + 1 colher (de chá) de fermento e uma colher (de café) de canela. Depois de bem misturado, junta-se uma colher (de sopa) de sumo de limão.

Por fim acrescentam-se 6 claras batidas em castelo, envolvendo-as suavemente.

[ Não sei se a culpa é do forno, do fermento, ou da cozinheira, mas os meus bolos andam a ficar um bocadinho a dar para o minúsculo... tenho que tirar isto a limpo! Mas garanto que o sabor estava muito bom. Ah, e já agora, essa parte escura que na foto mais parecem buracos, são pedaços de chocolate: é que aqueles bocadinhos do fim da tablete são difíceis de ralar, e então foi em pedacinhos. Nhamm, nhamm.]


9 comentários:

ameixa seca disse...

A farinha deve ser ser diluída num líquido frio... sempre. Aconselho-te a reservar sempre um bocadinho de leite frio para acrescentares a farinha. Assim não vai ganhar grumos :)
E não diminuas os bolos... tás sempre a dar na cabeça dos coitados he he Por isso é que eles não crescem ;) Com 120 gr de farinha não podia ficar muito grande e também depende do tamanho da forma. Mas estava bom não estava?

Unknown disse...

Claudinha, que delicia menina!!!
Tb pode ser a forma, tem um lanche de ar que passa e não deixa o bolo crescer.
bjs

Isabel disse...

Eu provei e estavam os dois deliciosos!

Cláudia Marques disse...

Pois é, Ameixa, sempre ouvi dizer que a pressa é inimiga da perfeição... eu sei que DEVIA ter reservado um pouco de leite, mas na altura não me lembrei desse detalhe.
O bolo estava mto bom, sim senhora. Eu é que tenho a mania de gostar de bolos grandalhões, o próximo há-de ser um gigantone!
Bjs

Nana, o doce de leite é mesmo muito bom, então para gulosas como eu... e o bolo tb ficou bem gostoso, e até tenho testemunhas, como pode ver pelo "depoimento" da minha irmã.

Manita, ainda bem que gostaste, tb não era caso para menos... eheh (convencida...)

Noémia disse...

Huuuummmm! Fim de semana docinho, hem?!!Têm bom aspecto sim, e deviam estar bem bons!

Cláudia Marques disse...

Noémia, estavam mesmo bons, tanto um como outro. E lá por Tomar, come-se bem? Hoje já passei lá pelo teu blog, mas teve de ser de fugida. Já vou lá voltar, até pq gosto mto dessa cidade, quero ver melhor as fotos.
Bjs.

Unknown disse...

Ui que tentações... então esse creme de leite sabia mesmo bem agora para sobremesa ;)

Beijocas***

Kláudinha disse...

olá vim agradecer a visita :) e pelo que vejo somos muito parecidas :) vou voltar mais vezes beijinhos

Cláudia Marques disse...

Cenourita, podes crer que ficou mesmo bom. E o bolo tb, baixote, mas mto saboroso. Bjs

Kláudinha, volta sempre, é um prazer. Tb gostei mto lá do teu barquinho de piratas... Bjs