terça-feira, 17 de junho de 2008

Fait-divers

Os jornais gratuitos foram uma grande e democrática invenção! Especialmente nos tempos que correm, em que não sobram muitos trocos para os comprar...

Quase todos os dias leio um deles, mais frequentemente o metro, e às vezes também o Destak ou o Meia Hora.

Hoje não foi excepção, e destaco umas notícias (do metro) que têm tanto de interessante como de insólito.

1. "Cheiro do café dá energia"

Mas que notícia maravilhosa... Se isto for mesmo verdade, isso é que vai ser ver-me à porta dos cafés a snifar... Já que não posso beber mais do que um por dia, pelo menos contento-me com o cheiro, e ainda fico com mais energia (coisa de que ando bastante precisada, aliás...).

A notícia começa assim: "Cheirar café pode ter o mesmo efeito do que bebê-lo." Bem, acho que os cientistas japoneses a quem se deve esta fantástica descoberta estarão porventura a exagerar um bocadinho, mas enfim... segundo eles, os ratitos que eles puseram a cheirar "bicas" estiveram 24 horas sem pregar olho. Pobrezitos! Mas daí a acontecer o mesmo ao ser humano é capaz de ir uma certa distância... E para finalizar a notícia em grande, imagine-se que os nipónicos já estão a pensar em impregnar o ar de fábricas com aroma de café, dizem eles que é para aumentar a segurança no trabalho... É, é!! É mas é para o pessoal produzir mais! Por acaso cá em Portugal também se deveria pulverizar o ar de alguns locais de trabalho com a tal substância, quem sabe se não será a solução para o país avançar...



2. "Cuidado com os chinelos"

Ora bolas, então o chinelinho de enfiar no dedo, tão confortável, tão prático, e agora tão na moda, pode provocar dores nos pés e nos tornozelos? Mais uma vez, uns cientistas, desta vez americanos, depois de verificarem que alguns estudantes se queixavam de dores persistentes nos pés e nos tornozelos após as férias, fizeram um estudo que concluiu que afinal os simpáticos chinelos podem ser perniciosos... Cá pra mim, aquilo eram dores psicossomáticas, provocadas pelas saudades das... férias, do sol, do calor, etc. Só pode.

Last but not least: 3. "Mulheres bem casadas dormem melhor"

"Ter um casamento feliz é sinónimo de boas noites de sono, mas apenas para as mulheres".
Ou seja, para os homens tanto faz, esses dormem de qualquer maneira, sejam felizes ou não, é só deitarem-se e pronto...
Então é assim: foi feito um estudo a 1938 mulheres casadas, e ficou "provado" que um bom casamento estava sempre relacionado com noites mais descansadas. Pergunta a jornalista: "Será por culpa do casamento que as mulheres dormem mal ou será por não dormirem bem que o casamento tem problemas?"
Pobres mulheres, então dormem mal (se calhar por terem o marido a roncar ao lado...) e, ainda por cima, por não dormirem, são responsáveis pelos problemas do casamento???
Bem, eu não serei a pessoa indicada para responder a esta delicada questão. Sofro de insónias há cerca de vinte anos, e quando elas começaram não eram certamente devidas a nada que se relacionasse com casamentos.
Mas se dormir bem for exclusivo de mulheres bem casadas, então, só posso dizer às minhas insónias: olhem, queridas, puxem de uma poltrona e instalem-se confortavelmente, porque vão continuar por aqui por muito tempo...

7 comentários:

Isabel disse...

Tenho que ver se me caso depressa... e bem!

ameixa seca disse...

Bem, o cheiro para mim é muito importante e acredito que os cheiros que gostamos nos estimulem. Quanto aos chinelos, é provável que fique a doer.
Quanto aos casamentos, é preferível estar solteira do que arriscar e passar a dormir mal :)

Cláudia Marques disse...

Mana Bela, realmente um BOM casamento é capaz de melhorar as insónias, desejo-te muita sorte!! Mas só um bom, pq um mau deve ser um passaporte para insónias eternas... mas não te quero desencorajar... força aí!!

Ameixinha, eu às vezes tb fico consolada só de sentir o cheirito do café, mas outras vezes dá-me mesmo mta vontade de o beber...
Qto ao casamento, tens toda a razão! Eu tenho visto TÃO POUCOS casamentos resultarem, que acho mesmo um bocado perigoso arriscar!!! :) BJ

Unknown disse...

Ai Cláudia
Quanto ao cheiro do café... tem dias que nem o próprio sabor me faz efeito (o caso de ontem), adoro cafée o cheiro também.
Quanto aos chinelos... quem me dera usá-los o ano inteiro, adoro "chinelar".
Agora essa da relação insónia/casamento... hummm... há tantas coisas que nos tiram o sono... mas felizmente durmo bem!

Beijocas***

Cláudia Marques disse...

Cenourita, gostei que tivesses vindo até cá. A porta da m/ "tasca" tb está aberta!
---
Pois é, eu tenho um problema com o café: adoooro-o, mas não posso beber muito, pq fico com o coração aos pinotes! Se pudesse, bebia 4 ou 5 por dia. Ai, aquele cheirinho...
Beijinhos

Unknown disse...

Sabes Claudia, padeço do mesmo "mal" que tu, também adoro café, bebo normalmente 2 por dia, senão... o meu coraçãozinho meloso passa-se e é pinotes, é cambalhotas, é saltos mortais... xiii... fico toda acelerada!

Gostei muito deste teu cantinho e da tua visita à minha Tasca.

Beijocas***

ameixa seca disse...

Claudia deixei algo para ti lá na canela moída. Passa e dá um clique ok?