segunda-feira, 26 de maio de 2008

Massa à moda das manas


No Sábado, eu e a minha mana resolvemos fazer uma massa para o almoço. Depois de dar uma vista de olhos em várias receitas, optámos por um Esparguete à Carbonara, cuja receita está no livro MASSAS (Colecção Minilivros, Grandes Receitas, da Impala), e é a seguinte:
(para 4 pessoas)
400g esparguete
350g bacon
2 colheres (sopa) de azeite
1 raminho de tomilho
4dl natas
2 gemas
100g queijo mozzarella
sal e pimenta q.b.

1. Cozer o esparguete. Entretanto, cortar o bacon em tiras pequenas e alourá-las no azeite, juntamente com o tomilho picado. Verter as natas e temperar com um pouco de sal e pimenta.
2. Assim que a mistura começar a fervilhar, adicionar o esparguete, previamente escorrido, e envolver bem. 3. Retirar do lume e incorporar as gemas batidas. Acrescentar o queijo e misturar. Servir de imediato.
*****

Chegadas ao supermercado, resolvemos substituir o esparguete por fetuccine (eu gosto mais, e a minha irmã tb é fã). Quando chegou a vez de comprar a erva aromática, ficámos indecisas: tínhamos visto tantas receitas que, de repente, já não sabíamos se para aquela era manjericão ou tomilho! (Cozinheiras experientes...) Optámos pelo manjericão.

Quando chegámos a casa, verificámos que afinal naquela receita era mesmo o tomilho. Paciência! Voltar ao supermercado estava fora de questão! Foi assim mesmo.
Já no final da confecção, nova alteração: usámos queijo parmesão em vez de mozzarella.
(Convém esclarecer que eu quase nunca sigo as receitas à risca, acabo sempre por fazer uma ou outra alteração, mas desta vez excedemo-nos).
Mas o que é certo é que a massa ficou muito boa, até porque cozinhar é inovar, não é verdade? Nem sempre resulta, mas desta vez ficámos contentes com o resultado. De qualquer modo, tencionamos voltar a fazer o prato com a receita original... até para ver qual é que resulta melhor... ahahah
(Entretanto, já vi outras versões que levam ingredientes diferentes, p. ex. leite, por isso acho que fizemos bem em inventar um bocadinho.)
Para a sobremesa, a maninha já tinha preparado a "Serradura" (com mousse de chocolate) cuja receita vem no Canela Moída, e estava uma delícia!

6 comentários:

HERBERTO ANDRADE disse...

...Aviso a concorrência que vou começar a publicar as minhas receitas!...
P.S - Não provei, mas está com bom aspecto! Atenção que o mais importante é sempre o paladar!

Hecaloand

Cláudia Marques disse...

Acho que fazes muito bem, já que és um óptimo cozinheiro!
Quanto às massas, para ti, é de preferência com o belo do bifinho a acompanhar, ou estarei enganada?

ameixa seca disse...

Olha... bela massa. Gostei das alterações :) E obrigada pela referência. Ficou bom?

Cláudia Marques disse...

Ameixinha, o doce que a minha irmã fez com a receita lá do teu blog ficou MUITO bom! Eu tb já tinha feito, mas acho que pus bolacha a mais, o dela ficou mais suave. Uma delícia! Obrigada pela tua contribuição para o nosso belo almocinho. BJS

ameixa seca disse...

Ora... de nada. A receita não é minha. É de Portugal. Temos que divulgar o que de gastronomicamente este país nos ofereçe :)

Camila Marinho disse...

Acho que cozinhar tem tudo a ver com ser criativo... Sua massa está com uma cara incrível.. bjos