quarta-feira, 7 de maio de 2008

Não vê o problema??!!??!!??

Hoje a manchete do jornal "Metro" é a seguinte: «Condenados por pedofilia podem adoptar crianças».
Eu confesso que, quando vi isto, pensei que era consequência de vir ainda um pouco ensonada... mas não, era mesmo o que eu estava a ver! Não é inacreditável? Como é que a Lei pode permitir semelhante aberração? «A lei determina a limpeza do cadastro após 5 a 10 anos, mesmo por crimes de pedofilia ou violação.» Ou seja, se uma destas criaturas (que, ainda por cima, pelo que tenho lido e ouvido, têm uma forte tendência para reincidir), resolver adoptar uma criança (isto chega a ser arrepiante!), passados aqueles anos, tem a "ficha" limpa, é como se não tivesse cometido nenhum crime na vida.
Eu, para dizer a verdade, ainda nem estou a acreditar que isto seja possível. Claro que estamos a falar de situações hipotéticas mas, a ser verdadeiro tudo isto, podem acontecer a qualquer momento. É tenebroso!
Como se tudo isto não fosse já suficiente, quase no final da notícia vem aquilo que me chocou ainda mais: o presidente do Observatório Permanente da Adopção diz nada mais nada menos do que isto: « Se já não tem cadastro, não vejo o problema. Não me impressiona» (?????)
Confesso que ao ler isto, cheguei a sentir o chão tremer debaixo dos meus pés! Até agora ainda não estou a acreditar nisto tudo, devo estar a ter um pesadelo, do qual espero acordar a qualquer momento...

1 comentário:

ameixa seca disse...

Olá Claúdia!
Foi um prazer receber-te na canela moída.
Temos alguns aspectos identificatórios nos nossos perfis. Infelizmente, alguns não são positivos. Ainda não estou desempregada há dois anos, mas para lá caminho. As nossas àreas de certo modo complementam-se mas, nem assim, se aposta mais na educação do que vai ser o futuro. Os que mereciam um lugar ao sol, permanecem na penumbra, sem qualquer oportunidade de demonstrar o que pode ser feito, de ensinar e de aprender. Resta-nos alguns prazeres mais mundanos como a comidinha boa e a literatura que liberta a alma.
Em relação a este teu post só tenho uma coisinha a apontar: onde estão os técnicos de saúde mental nos tribunais, comissões de protecção, instituições, etc.?
Era só mesmo isso que queria saber, para ver se seria possível deixar nas mãos de imbecis a vida inocente de crianças.
Um abraço e muitas felicidades :-)