segunda-feira, 6 de abril de 2009

Des(informação)



Hoje de manhã, cerca das 7h15m, soube que tinha ocorrido em Itália um sismo bastante forte.

Como alguns de vocês sabem, a minha irmã está em Itália, como tal obviamente fiquei preocupada. Falei com ela, que me disse que em Roma estava tudo bem, apesar de se ter sentido o abalo. Acontece que, como boa irmã galinha, receei que ela estivesse a suavizar a situação, e decidi tentar saber mais detalhes sobre o que na verdade se estava a passar.

Liguei a televisão um pouco depois das 7h30, e durante uns 15m percorri os canais portugueses de notícias (que neste momento até já são em número considerável). O que foi que eu vi nesses canais?


Futebol

Futebol

Futebol

Futebol

Automobilismo

+ Futebol

ainda + Futebol

Incêndio no Hospital S. Francisco Xavier (finalmente uma notícia importante!)

Futebol

Obama na Turquia

Futebol!!


O que é isto, meus senhores? Isto é informação?

Eu posso parecer suspeita, uma vez que tinha interesse pessoal em ter mais dados sobre a notícia, mas, por amor de Deus, que tipo de informação é esta??

Acontece um sismo aqui na Europa, tão perto de nós (e mesmo que fosse longe...), penso que por volta das 3h locais, infelizmente com dezenas de mortos e todas as situações trágicas ligadas a estes acontecimentos, e as nossas televisões só mostram futebol!! Repetição e mais repetição do que já deu ontem não sei quantas vezes! Foi penalti, não foi, deixou de ser, etc, aquela conversa nojenta do costume. Eu acho isto, no mínimo, vergonhoso!

Enfim, onde é que eu finalmente consegui saber notícias do sismo? Na CNN!!!!! Acham isto normal? Eu nem sei o que diga... ou melhor, se eu fosse dizer o que me apetece mesmo, tinha que pôr bolinha vermelha!
Finalmente, às 9h, a TVI acordou e então, no seu melhor estilo, foi logo a arrasar: fizeram logo um historial dos sismos que houve nas últimas décadas em Itália, mortos e feridos até dizer chega, uma desgraça pegada! Deve ter sido para compensar não terem dito nada antes... enfim, nem há palavras!

Concluindo: parece que em Roma, felizmente, não houve nenhuns danos, apesar de se ter sentido bastante. Ou seja, a minha manita não me estava a enganar...

mas de qualquer modo fiquei muito zangada logo de manhã, com esta "comunicação(zinha) social". Eu trabalhei 4 anos num jornal, estudei jornalismo no CENJOR, e tudo isto me parece lixo disfarçado de jornalismo!

Desculpem lá, mas hoje estou mesmo azeda! Tenho que ir comer umas amêndoas, para ver se isto passa!

12 comentários:

Abóbora Amarelinha disse...

Cláudia!a irmã não é minha, e quando ouvi, fiz o mesmo! mas depois liguei ao meu "jornaleco" que tentou saber, e informou-me, obrigada Cenourinha!
beijinhos

Gina disse...

Cláudia, concordo com você. Quando acordo e quero assistir algo enquanto tomo café, lá vem o futebol, com aquelas cenas repetidas. E notícias importantes não ganham destaque.
Aliás, também sinto falta de notícias boas, já que a exploração das más notícias sobre "politicagem" e crimes nos tiram a paciência.
Que lamentável esse terremoto!
Bjs.

Lina Querubim disse...

Pois Cáudia eu tb tenho um Amigo a trabalhar lá e andamos aflitos até nos dar noticias e felizmente está bem!
Imagino a tua aflição...quando alguma coisa acontece em espanha com tantos ataques da ETA ando sempre a ver se é para os lados do meu Mano.
Fico feliz em saber que está tudo bem com a tua Irmã :)
Beijinhos e boa semana

Cláudia Marques disse...

Abóbora e Cenourita, muito obrigada pela vossa preocupação. Vcs são MUITO QUERIDAS!! Já mandei um sms à m/ irmã a contar. Ela depois fala com "vocêses". Bigada.

Gina, eu neste momento já não suporto ver futebol, nem ouvir falar sobre os jogos: eles passam as mesmas imagens vezes sem conta, até dá náuseas! E vêm não sei quantos sujeitos opinar, e discutem, e + não sei o quê! Não há paciência, mesmo!

Lina, ter família em Espanha também não deve ser fácil, apesar de as coisas agora andarem mais calmas.
Ainda bem que tiveste notícias boas do teu amigo. Aquilo foi mesmo terrível.
Obrigada também, e estou a dever-te 2 coisas!! :)

Beijinhos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Cláudia,
Logo que soube da notícia sobre o terremoto, lembrei de sua maninha.
Você tem toda a razão na sua crítica sobre o noticiário. Os donos dos noticiários dizem que dão aquilo que o povo quer. Será?
Beijos

Cláudia Marques disse...

Heloísa, nem me fale! Aqui tb têm essa teoria: o povo gosta é de "bola", vamos lá dar bola a toda a hora! É incrível! Mas afinal quem é o povo? Somos todos nós, não é? E se gostássemos todos do mesmo... É um exagero, um verdadeiro enjoo!

Bjs e obrigada pela preocupação.

ameixa seca disse...

Olha, eu quando soube fui logo ao blog da tua irmã perguntar he he
E quem não tem tvcabo como eu? É morrer de tédio e ignorância! Odeio cada vez mais a televisão! Fico feliz que ela esteja bem. Quando volta?

Tina disse...

Claudia, concordo plenamante contigo...é vergonhosa a informação que nos é dada!!!
Já cheira mal tanto futebol!!!
Calculo a tua preocupação... feleizmente que tudo está bem e a tua mana a salvo.Graças a Deus!
Bjinhos e boa semana
Tina

Noémia disse...

Ainda bem que está tudo OK com a tua irmã!
É realmente lamentável o tratamento de algumas notícias. É ainda mais lamentável a falta de informações sobre os estudos das possibilidades destas coisas acontecerem. Pelos vistos até havia um aviso de que isto poderia acontecer.
Eu tenho a minha filha nos Açores e estou sempre com medo dos tremores de terra. A semana passada telefonou-me a dizer que a terra tinha tremido. Grau 5 epicentro em Angra onde ela está!
Compreendo portanto a tua aflição.
As placas estão em movimento, não haverá uma relação? E Lisboa, não está previsto um?
Porque é que em vez de darem tantas telenovelas e futebol não dão coisas verdadeiramente importantes?

Cláudia Marques disse...

Meninas, às vezes é assim: quanto mais canais, mais lixo!
Na minha opinião, no meio de toda aquela quantidade (que não equivale à qualidade) lá se aproveitam uns 6 ou 7, e o resto só está a ocupar espaço...

Quase não se vê serem tratados assuntos importantes, é só "diversão": bola e música pimba, para animar a malta!

Qto à m/ irmã, felizmente já voltou, "inteirinha"!
Bjs e obrigada.

Unknown disse...

ESTE É O PAÍS QUE TEMOS...LOOL. ESPERO QUE A TUA IRMÃ ESTEJA BEM JINHOSSSSSSSSSSS

Claudia disse...

Querida,

Concordo em número, gênero e grau com você, a imprensa é um blefe, uma piada sem graça.

E com amendoas tudo passa, coisa poderosa as amendoas.

Espero que tenhas tido uma ótima páscoa. Por aqui pura festa, muita comida, celebrações, passeios e alienação total!

Beijos,

C.