sexta-feira, 11 de julho de 2008

Academia dos Livros

Caras Amigas Ameixa, Cenourita, Cláudia, Fabrícia e Isabel

Estou muito feliz por terem demonstrado interesse e disponibilidade para participar na "Academia".

Aproveito para dar as boas-vindas à Fabrícia - que conheci recentemente - e que acaba de se juntar ao grupinho inicial.

A propósito, a Fabrícia falou (aliás, elogiou bastante) uma escritora que eu não conheço (lamento...) - Fernanda de Camargo-Moro. Mas foi bom isto ter acontecido, porque um dos objectivos é precisamente esse: dar a conhecer aos outros (até agora, às outras...) obras/autores que não conheçam, essa é talvez a parte mais enriquecedora. Por exemplo a Cláudia (Doces Encontros) também já me tinha falado num livro, "O Caçador de Pipas", de Khaled Hosseini, que eu ainda não consegui encontrar. "Pipas" em Portugal equivale aos nossos "papagaios de papel", nem sei qual o título que o livro tem cá, mas estou mortinha por o encontrar.
(Isto agora é só uma sugestão, mas talvez a Fabrícia nos pudesse apresentar um livro desta escritora, e a Cláudia poderia falar-nos do "Caçador"... mas isso fica ao critério de cada uma, logicamente!).

Em relação a "regras", não me parece que devamos ter nenhuns prazos rígidos, não vamos andar a ler de empreitada por causa disto. Acho que deve decorrer de uma forma natural. Eu não tenho tido muito tempo, mas este fim-de-semana vou tentar preparar qualquer coisita para dar início à cena.
Entretanto, considerem-se sócias fundadoras da Academia, portanto sintam-se à vontade para sugestões, opiniões, tudo o que vos apetecer.

Bjs e saudações académicas!!

7 comentários:

ameixa seca disse...

Ok... Então fico à espera do cartão de sócia :)
Vou tratar disso mas acho boa ideia seres a primeira para apresentares o desafio :)
Bom fim de semana

Unknown disse...

Muito bem... e só uma questão, é preciso "pegamonstro"* para colocar no cartão de sócia???

Logo que me surja inspiração para lançar as garras ao desafio, postarei.

Beijocas***

*pegamonstro - foto, fotografia, retrato, ilustração, caricatura e afins... (in memopédia universal cenourita, à venda em qualquer estabelecimento comercial, favor encomendar porque a tiragem é absolutamente incrivel e esgota com facilidade eheheh)

Cláudia Marques disse...

Vocês dão-me cada ideia... por acaso se eu percebesse alguma coisa de modernices informáticas (o que não é o caso) até era giro inventar uns cartões virtuais com as nossas "fronhas"* (sem ofensa para as vossas carinhas larocas.....).
*ou qq outra espécie de "pegamonstro" eheheh
Já agora, se calhar era bom que as meninas durante a próxima semana fossem pensando pelo menos no livro escolhido, para não haver "repetições"... A minha irmãzoca (Isabel) já serviu um aperitivo (será Martini? huummm)a respeito do livro dela, qdo puderem vão lá espreitar.
Beijocas para todas.

Cláudia disse...

Também estou a esperar o cartão de sócia. Paga meia entrada? O livro mais recente que li foi o Caçador de Pipas, recomendado pela Fabrícia, posso falar um pouco sobre ele. Dúvida: uma resenha e o que sentimos e aprendemos ao lê-lo?

bjocas

Cláudia Marques disse...

É isso mesmo, Cláudia, a ideia é precisamente transmitir aquilo que sentimos ao ler o livro, o que ele representou para nós.
E tem a vantagem de não se pagar quota, a única despesa é mesmo com os livros...
Bjs

Fabrícia disse...

Cláudia ... oba que legal que começou. Pensei em iniciar tudo com um livro do Mia Couto que adoro. O que achas? Em seguida falo da Fernanda de Camargo-Moro que adoro de paixão e estou lendo mais um livro dela neste exato momento. Será que poderia me explicar como devo proceder. Publico no meu blog? Não entendi muito bem....
No meu cantinho falei um pouco sobre "O caçador de pipas", "O amor nos tempos do cólera", "A trégua" e "Memórias de um menino soldado".
Bjcas para ti.

Cláudia Marques disse...

Fabrícia, que bom que vais iniciar com Mia Couto, gosto muito. E sim, podes publicar no teu blog, depois avisa-se as outras "sócias" para que elas vão até lá ver. E estou ansiosa por conhecer essa escritora, para mim (ainda) desconhecida, mas que vai deixar de ser em breve...
Bjs