segunda-feira, 7 de julho de 2008

Desafio Literário



Por incrível que possa parecer a quem me conhece há muito tempo, a maior parte dos blogs que tenho nos favoritos são blogs de culinária, ou blogs cujo tema central seja esse. Digo incrível, porque eu, até há uns 8 anos atrás, interessava-me pouco por esse tema (a minha mãe tratava do assunto...), à excepção da doçaria, pela qual sempre me interessei bastante mais... Não, não sou naaada gulosa!!

Uma vez chegada aos blogs, fiquei fascinada com o 1º que descobri de culinária, o Elvira's bistrot (super profissional), e fui por aí fora, sempre descobrindo mais e mais...
Mas confesso que os que me agradam mais são aqueles que falam de vários assuntos, apesar de também visitar uns quantos exclusivamente "culinários". Mas, como boa amante de literatura, prefiro os blogs que contem "histórias", que falem de vários assuntos, e que não se restrinjam à culinária.

Entretanto, nestas andanças blogueiras, tenho visto, pelos sítios que visito mais frequentemente, alguns desafios culinários, e então lembrei-me de "adaptar" a ideia, desta feita substituindo receitas e comidinhas por livros.

Sendo assim, venho aqui desafiar (para já) quatro amigas blogueiras, que eu sei que gostam muito de ler, para um "desafio literário". A minha ideia é a seguinte: cada uma viria falar do livro que anda a ler, ou de um livro que já tenha lido e que queira recomendar. A ideia é cada uma vir mostrar o seu livro, comentando-o, pondo citações, etc. O objectivo seria incentivar à sua leitura (ou não). Quantas vezes já comprámos um livro que depois se revelou uma desilusão? Pelo menos a mim já aconteceu algumas vezes, felizmente não muitas. Mas se já tivermos uma ideia mais aprofundada do seu conteúdo, torna-se mais fácil decidir.

Então, lanço este pré-desafio a 4 amigas, mas claro que fica aberto a todos quantos queiram aderir:

Ameixinha, Canela Moída

Cenourita, A Tasca da Cenourita

Cláudia, Doces Encontros

(Mana) Isabel, Vai Melhorar


Posso adiantar que, tendo contactado estas fofinhas por e-mail, já recebi reacções positivas, o que me deixou muito contente. Agora é só "oficializar" a vossa participação, e se quiserem desde já convidar mais alguém, estejam à vontade. Já agora, se alguém se quiser voluntariar para dar o pontapé de saída, força!
Acrescento uma proposta para o nome desta "brincadeira", que seria "Academia dos Livros" . O que acham? Posso já contar que, estando a ler um post da Cenourita sobre chocolate, vi que, num comentário, ela dizia que se podia criar uma Academia do Chocolate, por este ter tantas admiradoras. Foi então que me ocorreu a Academia dos Livros, tem tudo a ver... e ela até já aprovou e tudo!!
Meninas, fico à espera da vossa resposta e sugestões. Bjs para todas.

5 comentários:

ameixa seca disse...

Amori, podes contar comigo... já sabias! Não tenho mais nada para fazer e não ;) Só preciso que me dês uma data para eu ter tempo de fazer um post em condições ok?
Por mim pode ser uma academia qualquer :)

Isabel disse...

O desafio é optimo e já foi aceite. Conta comigo. Beijs.

Unknown disse...

Olarecas
E, claro que a minha participação também está confirmada! Vou precisar de um cadinho de tempo, pois ele anda escasso.

Ah! Academia dos Livros, lindo nome ;)

Jocas***

Fabrícia disse...

Que idéia genial. Muito obrigada pela visita nos meus cantinhos. A Claudia é uma fofa e realmente amo ler. O ultimo que li foi um do Mia Couto e agora comecei um romance do Luis Sepulveda e também estou lendo um livro da Fernanda de Camargo-Moro (sou fa dessa mulher maravilhosa). Começo um, vou para outro, volto, releio....adoro.
Vi que você leu o do Zafon....estou com ele aqui mas ainda nao li...é bom?
Bjcas para ti.

Cláudia Marques disse...

Amiguinhas da Academia
Que feliz que estou com a vossa disponibilidade. Agora é só deitar mãos à obra.
Quanto ao livro do Zafon, gostei muito, mas por enquanto não posso fazer comentários... é que tenho estado indecisa por onde começar, e essa é uma das hipóteses...
Bjs
Até breve