quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Instantâneos

As vindas ao(s) blog(s), meus e das pessoas que costumo visitar, ainda não voltaram ao ritmo habitual... circunstâncias diversas têm contribuído para que por aqui não tenha havido muitas movimentações... falta de condições propícias, alguns assuntos importantes por resolver - mas aos poucos as coisas vão-se compondo.

Entretanto, a vida continua a seguir o seu ritmo. Alguns momentos ficam registados pela câmara, outros apenas na nossa memória.

Aqui uma ida ao Mercado de Sabores, que decorreu no passado fim-de-semana no Pavilhão Atlântico, e que teve direito a reportagem fotográfica, e até à presença da estrela Leopoldina...
Na foto superior do lado direito, uma aula permitiu aprender (quase) todos os segredos do fabrico do queijo.

Por falar em queijo, que perdição...........
Queijo e peixe não formam a melhor das combinações, mas foi o que se pôde arranjar em termos de fotos.

Este Mercado de Sabores foi patrocinado pelos hipermercados Continente (publicidade grátis) e contava com a participação de produtores nacionais, representantes do Clube de Produtores Continente.
Havia vários espaços de exposição, cada um dedicado a uma região do país e aos seus respectivos produtos. Em cada stand podíamos não só adquirir esses produtos, como também prová-los, para ver se valia a pena comprá-los :) no meu caso, se fosse comprar todos aqueles que me agradavam, trazia um camião... podíamos encontrar carne, peixe, frutas das mais variadas regiões, legumes, pão, produtos de charcutaria, vinhos, azeite, sei lá, uma imensidão de produtos de qualidade que apetecia mesmo vir para casa com um bocadinho de cada um deles. Ah, também havia caracoletas, bem grandonas, mas essas dispenso... blhec...

Também estiveram presentes 5 chefs portugueses. Quando visitei o mercado estava lá o chef Olivier, que além de fazer umas demonstrações da sua arte, ainda explicou que se chama mesmo Olivier, que não afrancesou o nome só para ser mais in... :))

Bem, valeu mesmo a pena. O que me deixou mais água na boca foi a farinheira assada com broa, do Fundão. E os queijos? E o vinho moscatel de Setúbal? Ai meu Deus, tanta coisa boa. Na bagagem veio o excelente requeijão de Seia (que delícia!), a paiola do Fundão e a tal farinheira, e ainda o belo ananás dos Açores. É caso para reforçar os slogans: O que é nacional é bom ou Compro o que é nosso. Vale mesmo a pena!


E para terminar estes instantâneos, ficam registadas as saudades que o gato amarelo tinha da sua donazinha, que mal ela chegou da escola foi-se-lhe logo aninhar no colo, nem lhe deu tempo para tirar a bata e pousar o chapéu e a bolsinha do lanche...

9 comentários:

Rutha/Pink/Barum/Luna disse...

Adoro seus posts ! Sempre mostrando fotos lindas de Portugal, da Carolina e dos seus peludos fofos ! Você sempre fala com carinho e amor de tudo que a cerca e encanta, por isso o título do blog não poderia ser mais apropriado !
Beijos
Laís

Isabel disse...

A visita ao Mercado dos Sabores valeu mesmo a pena. E eu que não queria ir! Tenho-me deliciado com o requeijão e com o ananás dos Açores que é maravilhoso :)
Esse gatão é mesmo fofo e adora a querida dona :)
Bjs

Lina Querubim disse...

Boa noite!
Que bom aspecto :p a Carolina cada vez maior e linda :o)
Os peludos já não são nénes viraram adultos :o))) fica bem e beijokas!!

Noémia disse...

Pois, pois, andas às voltas pelo mercado dos sabores e depois dizes que estás a pensar em coisas que tiram os outros do sério.
para agravar ainda mostras fotos! Só me apetece meter a mão no ecrã e roubar um desses queijos de Seia tão apetitosos!

Cenourit@ disse...

Ai queijos!
Ai farinheira do Fundão!
Ai broa!
Ai c'até me tá a dar comichão!

Só coisinhas boas e nacionais pois tá claro! :)

O amarelinho peludo ama a sua dona querida!

Beijocas***

Gina disse...

Queijos e peixes realmente não formam uma boa parceria, mas separados são maravilhosos. Visitas assim são garantia de boas compras.
Quem tem seus bichinhos de estimação, tem que agradá-los tão logo chegue em casa, caso contrário, eles reclamam... Pelo menos, o meu cachorrinho Yuki nos segue, pula, beija, tudo que deixar, até darmos atenção...rs!
Bjs.

ameixa seca disse...

Esta última foto está fantástica :) Nem me fales em queijo e enchidos, que perdição!

Claudia disse...

Claudia,

Queijo e peixe e quem precisa de mais? Eu passo bem com essas duas coisas, mas pelo visto o passeio ao mercado foi bom demais...

Bj,

C.

^.^ Ana Clara ^.^ disse...

Olá, Claudia, é uma alegria vir aqui a teu blog e encontrar um lugar tão gostoso, de belas imagens e carinhos mil.
Querida, venho hoje também te agradecer as palavras nos enviada pela passagem de nosso menino Bulinha.
Querida, eu estava sem acesso em casa, por isto agora, que voltamos, estou indo a todos os que nos enviaram força para agradecer-vos. Isto nos ajudou muito a aplacar tal dor.
Parabéns por ser assim tão sensível e carinhosa e pela tua família que é linda, e desejando que seus peludinhos no lar o preencham sempre com esses momentos de tanta alegria e afeto.
Sempre, Ana Clara - Toca dos Gatos