terça-feira, 5 de agosto de 2008

Vila Ruiva

O prometido é devido. Como tal, aqui ficam algumas fotos da aldeia onde nasceu o meu pai:

VILA RUIVA
Não me perguntem porque é que se chama assim, porque ainda não descobri. Se algum dia descobrir, prometo que conto. Provavelmente viveu lá alguma moura encantada que tinha o cabelo ruivo?!?!?!?! (Isto é apenas uma versão romântica...)
Vila Ruiva situa-se no concelho de Cuba (distrito de Beja), em pleno interior alentejano (que calor......)
Por acaso neste dia resolvemos fazer um passeio bem cedinho, pela fresca.




O monumento mais famoso de Vila Ruiva é a Ponte Romana. Infelizmente nesta altura do ano não corre gota de água sob esta bela ponte, como se pode verificar:




Mais um pormenor da paisagem alentejana:

Apesar de os campos estarem quase todos secos nesta época, ainda se consegue descobrir uma flor no meio dos cardos... (foto cedida pela minha irmã):


Outro monumento muito bonito é a Igreja Matriz, aqui apenas em pormenores (está uma foto "completa" no post anterior).



















Entretanto, para nos refrescarmos, fomos até às piscinas da Vidigueira. Esta terra é famosa pelo vinho, mas em termos de água também está bem servida! Tem umas belas piscinas, com óptimas instalações, bons relvados, espaços com sombras para descansar e merendar, enfim, um sítio mesmo muito agradável!
Só houve um problema: na piscina das crianças havia uma rã!!


Infelizmente, não tive tempo de ir a Cuba! Desta vez foram só 3 dias, que passaram a correr. Daqui a umas duas semanas tenciono voltar, e, a pedido de várias famílias, prometo que vou fotografar comidinha típica alentejana, que por sinal é bem boa...

6 comentários:

Isabel disse...

É verdade, foram uns dias muito bem passados. E deu para descansar deste ritmo agitado da cidade.

ameixa seca disse...

Uma rã... que porreiro :) Se calhar é encantada e andava à procura de quem a beijasse eh eh
Fico contente que Vian te tenha interessado... Gostei de fazer os posts do livro ;)

saltapocinhas disse...

gosto muito do alentejo, é mesmo a minha região preferida.
é lindo e sossegado e as pessoas são maravilhosas!

Unknown disse...

Ai Alentejo do meu coração... que eu amo de paixão... Para mim é dos melhores sitios para descansar e para quem aprecia a região tem muito de bonito para visitar. :)

A minha participação na Academia está a falhar, mas Amigas não desesperem... tenho tido pouco tempo para me dedicar à leitura que tanto gosto.

Beijocas***

Cláudia Marques disse...

Amiguinhas, tb gosto mto do Alentejo, não só por motivos pessoais/familiares (vou para lá desde miúda), mas gosto MESMO daquilo; só "desatino" é qdo o termómetro chega perto dos 40, ou mesmo passa dessa marca (dá cá uma moleeeezaaa..). Aí, dá-me vontade de fugir. Ou então, DEITAR-ME! Nessas alturas fico mesmo sem energia. Mas é mesmo mto bonito, a paisagem é relaxante, transmite paz e tranquilidade.
***
Cenourita, relaxa. Tb, se andas a ler o Equador, tens mtas páginas para devorar... Bjs

Anónimo disse...

amiga sou de vila ruiva n sei kem és mas talvez te conheca embora teja no estrangeiro ha varios anos vou a vila ruiva todos os anos so pra saberes vila ruiva esta no facebock vai ver e edere eu sou a brigida n sei se me conheces