quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Azenha de Santa Cruz



Um passeio de Verão à praia de Santa Cruz e a agradável surpresa da descoberta da Azenha, onde podemos acompanhar todo o ciclo do pão, desde que a semente é deitada à terra até o pão sair do forno (mesmo que fictício...)


Toda a parte relacionada com a sementeira, crescimento do trigo, até à colheita do cereal, está retratada em painéis. A parte da moagem e fabrico do pão pode ver-se reproduzida em detalhe, conforme fotos abaixo.

«A Azenha de Santa Cruz, que alberga atualmente o Posto de Turismo, é um ponto de paragem obrigatório. Edificado nos finais do séc. XV e classificado de edifício de interesse público em 1997 pelo IPPAR, a Azenha é, hoje, um Centro Interpretativo ligado à temática da moagem do cereal e do fabrico do pão onde reúne um conjunto de painéis expositivos, espólio relacionado e projecção de filmes e fotografias de outros tempos. Um projecto cultural que promove as tradições e a divulgação da memória e da cultura populares



«No Centro Interpretativo da Azenha de Santa Cruz pode observar-se um destes engenhos, totalmente recuperado e a funcionar, embora de um modo artificial. No entanto todo o processo pode ser apreciado, desde a queda de água, através da caleira nos copos da roda, fazendo-a girar e colocando todo o mecanismo, no seu interior, em funcionamento.»



«Um espaço moderno e adaptado aos nossos tempos mas com toda a tradição preservada e valorizada, onde em diversas salas encontra história, vivências e objectos antes utilizados pelas gentes que viveram o seu presente neste edifício histórico de Santa Cruz.»

(fonte: site da Câmara Municipal de Torres Vedras)




Muito interessante!



1 comentário:

Lúcia Soares disse...

Oi, Cláudia. Estavas em férias de verão, coisa boa! Fico feliz em ver seu blog atualizado.
Muito interessante seu texto, deve ser muito bom acompanhar todo o processo da fabricação do pão, e sua história.
Sua menina gostou bastante, pelo jeito. Ótimo programa para as crianças. Bom retorno.
Beijo!