segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Vila Franca de Xira

Hoje tive que ir a Vila Franca de Xira, acompanhar um familiar ao hospital. Felizmente não era nada de grave, mas entre triagem, fazer exames, análises, e sobretudo esperar pelos resultados das análises...... passaram-se quase 5 horas!! Palavras para quê, toda a gente sabe como estão os nossos hospitais...

Aproveitei para dar um bom avanço de umas 40 páginas no livro "A Herança do Vazio", da escritora indiana Kiran Desai, que tenho andado a ler em ritmo lento... felizmente que o levei comigo, senão acho que tinha morrido de impaciência e de tédio!

Entretanto, aproveitei também uns daqueles momentos "mortos" em que não estava a fazer nada no hospital (não podia entrar...), para dar umas voltas por Vila Franca e claro, aproveitei para tirar algumas fotos.

(pode clicar para ampliar)

Vila Franca de Xira é uma cidade muito bonita, com um trânsito perfeitamente caótico! Aproveitei para calcorrear aquelas ruazinhas mais sossegadas, onde se encontram prédios muito bonitos. Uns renovados, outros a precisar de umas obrazitas. Este em cima tem a porta fechada com uma corrente, ou seja, está desabitado.

Encontram-se também placas toponímicas muito bonitas, como esta, de azulejos e com o brasão da cidade. É pena haver tantos fios de electricidade, telefones, etc., a estragar a paisagem...

Este é o mercado de VFX, lindíssimo, com painéis de azulejos em toda a fachada.
Também achei este prédio muito bonito, é uma pena o andar de cima estar ao abandono. A loja também é muito engraçada, mas eu gostava mesmo era de ser dona do prédio, e ter dinheiro para arranjar aquelas janelas tão bonitas... que pecado!

Uma homenagem às varinas:
Mais uma vez os fiozinhos... não haverá uma solução um pouco menos inestética?
Mas falando de estética, esta foi o máximo:


Sempre ouvi dizer que não se deve começar a casa pelo telhado...

mas como este está impecável, espero que o resto da casa tenha a mesma sorte.

E pronto, foi isto que deu uma "seca" no Hospital Reynaldo dos Santos. Não se pode dizer que não aproveitei bem o tempo... :)

9 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Cláudia,
Que cidade mais simpática!
E os azulejos, marca de Portugal, são muito lindos.
Qual a localização da cidade? Fica próxima de Lisboa?
Beijos.

Cláudia Marques disse...

Heloísa,

esta cidade fica a cerca de 35 km do centro de Lisboa, para Norte. Fica a 11km de Alverca, onde eu moro.
É uma cidade muito bonita, principalmente a parte antiga, como quase sempre. :) Numa próxima oportunidade hei-de fotografar a parte ribeirinha, que também vale a pena ver.
bjs

Noémia disse...

Adorei as fotos!
Os hospitais, já todos sabemos, só com horas de espera é que nos safamos. Ainda bem que não era nada grave e que pudeste aproveitar tão bem o tempo pois assim ficamos a conhecer uma terrinha bem simpática. Acho que nunca lá estive, ou estive? Pelo menos não me lembro.
Está o máximo a foto da electricidade florida.:)

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Claudia

Muito lindas as construçoes, pena que algumas estão mal cuidadas. O centro de Florianópolis , capital do nosso estado ainda tem arquitetura portuguesa, mas infelizmente ainda tem umas caindo de velhas !!!
tuas fotos ficaram lindas!!!

bjus ana maria

Beth/Lilás disse...

Cláudia,
Sabes, fiquei também intrigada com alguns detalhes que não poderiam ainda existir neste 'hoje' de Portugal, pois está crescendo de forma tão incrível em outros níveis, mas com relação à saúde, soube que continua com problemas e com relação a esta falha na arquitetura, sinto que estão precisando de um pouquinho do que chamamos de 'maquiagem' para consertar estes detalhes, como fios aparentes ou casas lindas, antigas e abandonadas.
Fora isso, os casarios antigos, as placas, os azulejos, os lampiões, as cores são linnnnnndos!
Amei Portugal e quero voltar brevemente.
Lindas as fotos que fizestes.
beijos cariocas

Gina disse...

São famosos os azulejos de Portugal e lindos.
Também lamento muito quando passeio por algum lugar e vejo tantos postes e fios de eletricidade/telefone a estragar a paisagem.
Hoje pretendo fotografar uma rua que está repleta de árvores de flor roxa, um espetáculo, mas os fios estão lá para quebrar o encanto.
No Rio, há alguns anos fizeram uma quebradeira geral em alguns bairros para colocar a fiação embutida nas calçadas. É outra coisa depois de pronto o serviço. Mas o custo elevadíssimo e com muito transtorno durante as obras...
Belas imagens, aproveitou bem seu tempo de espera!
Bjs.

ameixa seca disse...

Não conheço Vila Franca mas adoro a estética dos edifícios antigos... muito bonito :) Airoso!

Isabel disse...

Pois, o problema de sempre!! O abandono do património arquitectónico e os fios pendurados! Será que isso algum dia vai mudar?
Espero que sim.
Bjs

RUTE disse...

Lá isso tens razão, não se pode dizer que não tenhas aproveitado o tempo como deve de ser :))

E assim eu fiquei a conhecer mais uns sitios de Vila Franca. Bem arranjadinhos, sim senhora.