segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Reviver o passado na Escola 1


Ontem, eu e a minha irmã vivemos uma experiência realmente gratificante, já que tivemos oportunidade de fazer uma autêntica viagem ao passado.

A pretexto das eleições, e de uma assembleia de voto situada na nossa antiga escola primária, tivemos a grata surpresa de vê-la quase transformada num museu. Isto no bom sentido, porque a escola continua a funcionar, e conseguiu aliar muito bem a modernidade à preservação do passado.

Felizmente que ainda há motivos para dizer bem de alguma coisa, e este é um exemplo de como se soube aproveitar o belíssimo espaço desta escola - a primeira escola municipal de Lisboa, por isso se chama Escola nº 1 - para expor objectos que fazem parte da história de várias gerações que por lá passaram. A escola foi fundada em 1875!


Claro que há objectos e recordações mais agradáveis do que outros, e há também marcas de tempos de má memória, mas tudo isso é História, e tudo isso deve ser preservado. E neste caso, está tudo muito bem preservado e exposto de maneira muito interessante e atractiva.

Tive pena de não tirar mais fotos, mas a outra sala onde há mais objectos antigos da escola já era demasiado perto das mesas de voto para andar de máquina em punho a fazer reportagem... para rebuliço já bastava um indivíduo altamente alcoolizado que andava por lá a dizer que lhe tinham oferecido 100 euros para votar num determinado partido... se é verdade ou não, nunca se saberá.

Com tanta abstenção, logo aquela criatura naquele estado é que se havia de lembrar de ir votar. Não havia necessidade...

Mas foi de facto uma experiência muito agradável, até porque foi totalmente inesperada. Ah, e pela primeira vez entrei na escola pela porta principal, porque em tempo de aulas a entrada é feita por uma lateral (pelo menos no meu tempo era...).

Uma sensação muito engraçada que tivemos foi a de que tudo tinha encolhido: fomos espreitar as salas, e elas tinham encolhido (na altura pareciam-nos muito maiores...), o recreio encolheu imenso, estava tudo muito mais pequeno! Parecíamos a Alice no país das maravilhas.


É claro que muitos destes objectos já não foram usados por nós, como os tinteiros e aqueles livros que atravessavam gerações, mas foi muito engraçado rever os sólidos geométricos, os pesos e outros objectos com que realmente trabalhámos.



Estas imagens são de uma sala que agora funciona como um pequeno refeitório, onde existe um frigorífico e um microondas, mas também estes pratos, que devem ter umas boas décadas em cima. E tudo muito bem cuidado e conservado, eu devo dizer que até fiquei um bocado estupefacta, porque infelizmente isto não é a regra, muito pelo contrário...

Que linda que está a nossa escolinha! :)

11 comentários:

Gina disse...

Menina, gosto muito desse tipo de atividade, mexe com os sentimentos.
Tive oportunidade de estar na escola que passei 7 anos, mais de 20 anos depois.
Gostei da preservação dos objetos, muito bacana.
Bjs.

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Caludia

Que lindo resgate!!! a escola é linda!!!
Sempre voto na escola que estudei os primeiros anos da minha vida,mas agora foi toda reformada e está irreconhecível. E o legal é que encontarmos também colegas daquela época...

bjus ana maria

ameixa seca disse...

Tenho para mim que metade dos eleitores de ontem estavam bêbedos ou então estavam comprados. É a única explicação que encontro para os resultados :)
Gostava de rever a minha escola. Essa está mesmo bem conservada!

Isabel disse...

Está mesmo linda a nossa escola! E como tudo encolheu! O corredor das salas era enorme, tudo encolhe quando nós crescemos!!!

Unknown disse...

Tenho saudades da minha escola primária...nunca mais lá entrei...mas o meu Tiago entra para o ano...depressa vou matar essas saudades. Beijinhos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Cláudia,
Como são boas essas recordações.
E como é interessante essa sensação de que os espaços em que vivíamos, quando crianças, diminuíram.
Beijos.

Abóbora Amarelinha disse...

Cláudia eu como sou uma "tônha" sentimentalista, se entrasse na minha escola primaria, chorava que me desunhava, eu bem passo lá á porta, e ainda bem que o recreio não está como o deixei, assim não se torna dificil lá passar. quanto ás eleições, acho é que estava tudo bebado quando foram votar.

beijinhos

M. disse...

Que linda a tua escola! Há séculos que não vejo a minha!
Bj,
M.
(A mim ninguém me ofereceu 100 euros :( Eu queria, eu queria!)

Beth/Lilás disse...

Oi, Cláudia!
Voltei pra lhe dizer que deixei lá, alguns posts atrás, um selinho pra você. Se quiser pode pegá-lo.
bjs cariocas

Calma que estou com pressa! disse...

oi claudia! que linda escola- realmente é quase um museu - geralmente eles jogam tudo fora para colocar o novo - e está tudo preservado- a volta a infancia!
bjs

Unknown disse...

Quando as recordações são boas, é bom viver o passado.
Bela escola!