sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tortilha de Morcela



Eu sei que as tortilhas comme il faut devem ser feitas em frigideiras (antiaderentes, de preferência...). Mas aquela manobra de, a meio da preparação, mudá-la para um prato, e depois novamente para a frigideira, para cozinhar do outro lado, assusta-me um bocado... então, decidi jogar pelo seguro e fazer numa tarteira. Caso contrário, o jantar teria sido ovos mexidos (também não seria mau, mas não era essa a ideia).

Ingredientes:

500 g de batata cozida

1 morcela

1 cebola média

6 ovos
1dl de azeite

2 colheres (sopa) de ervas aromáticas (ervas de Provence e orégãos)

queijo da ilha ralado
sal e pimenta


Faz-se assim:
Descascam-se as batatas, cortam-se em rodelas e cozem-se. Corta-se a morcela e a cebola, também em rodelas.

À parte, batem-se os ovos, temperados com sal e pimenta.

Leva-se o azeite ao lume, juntamente com a cebola e refoga-se. Adiciona-se a morcela, e deixa-se alourar um pouco. "Alourar" aqui não sei se será o termo certo, já que a morcela é preta... a não ser que pinte o cabelo! :)

Adiante: juntam-se os ovos batidos e as ervas. Vai-se mexendo durante 2 ou 3 minutos, junta-se as batatas cuidadosamente e passa-se para a tarteira, previamente untada com margarina.
Por cima, coloquei uma boa quantidade de queijo da Ilha ralado.
Vai ao forno cerca de 15m.

E pronto, o resultado é este.

Eu gostei muito, vou repetir certamente (o queijinho crocante... nhamm, nhamm).

Disseram-me que há umas frigideiras próprias para tortilhas, mas não conheço.

Quando as minhas entidades patronais* me pagarem o que me devem, vou procurar no mercado, porque deve ser muito prático. :)

*(pode ser que alguém de direito passe por aqui e se toque...)

17 comentários:

Unknown disse...

Adoro tudo quanto são enchidos...e esta tortilha não me escapava. Jinhos doces

Mari disse...

Claudia querida, obrigada pelas boas vindas!!! =D
Pois é, tive alguns aborrecimentos com uma pessoa q andou me difamando nos blogs, mas resolvi deixar de lado, e voltar a blogar, e ter contato com aqueles q eu adoro, e q tbm me querem bem!!!
E é muito bom estar de volta, e receber o carinho de pessoas boas e queridas como vc!!!
Já estou linkando teu cantinho lá no meu... vc é sempre muitissimo bem vinda por lá!!
Ahhh e essa tortilha.. menina, eu comia todinha numa sentada, com a fome que estou, risos... linda demais!! =D
Beijo grande,

Mari

ameixa seca disse...

Ainda não caiu tostão para esses lados? Fónix!
Olha a tortilha é muito boa e eu até adoro morcela mas e a receita daquela coisa que tem "pau" e ainda não sabemos o que é, é para quando?

argas disse...

Eu também ando a aprender a virá-las :) Essa ficou linda! bjinhos

risonha disse...

eu também sou um desastre a virar tortilhas... aliás, se fores ver as que tenho no meu blog percebes do que estou a falar.
já vi dessas frigideiras de tortilhas à venda numa revista.

Rico disse...

Bem differente e não consigo imaginar o sabor deste, tens de me descrever, não o posso fazer pois contem muito ferro e eu já tenho em excesso no meu sangue, mas gostava mesmo de saber o sabor ..fiquei intrigado...pois acho que iria adorar. jinhos xx :)

Cláudia Marques disse...

Meus caros, ainda bem que gostaram do aspecto, e garanto que o sabor tb é muito bom.
Ricardo, não percebi mto bem a que sabor te referias, se a algum ingrediente em particular ou no geral. A morcela leva arroz, mas não consigo descrever o sabor, só sei dizer que é bom! O queijo da ilha tem um sabor bastante forte, adoro! Qto aos outros acho que conheces...
Srª D. Ameixa, vão caindo uns tostões, mas é a conta-gotas. É isso mesmo: fónix!!
A outra receita vou tentar pôr ainda hoje, ok?

Qto às meninas que se atrevem a virar as tortilhas, dou-lhes os parabéns: eu ainda nem me atrevi a tentar!
Bjs para todos.

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

Oi Claudia
Sou a ana maria do blog jeito de casa que conhecestes hoje...aceitei teu convite para vir aqui.Já vi que fazes umas comidinhas bem gostosas e adorei umas fotos que vi..Quanto as comidinhas entrei no regime esta semana .
Que delícia conhecer outras pessoas e outras terras.
vou guardar teu link para te visitas outras vezes. adorei sua visita!!!

bjus
ana maria

Claudia disse...

Claudia,

Eu adoro tortilha de ovos ( a espanhola) mas por aqui só se conhece as tortillas mexicanas que são umas panquecas de farinha de milho que eu já não gosto.

Eu faço tortilha aqui de vez em quando, com bastante tomate, espinafre e queijo como alternativa rápida para o jantar. Eu também uso prato para virar mas sabe que um amigo meu em SP que é campeão de tortilhas já tem a tal frigideira e acho que ele comprou na Espanha.

Bj,

Claudia

Ana Rita disse...

Deixei-te um desafio no meu blog :)

Bjs e boa semana

Isabel disse...

Huumm, essa tortilha deve ser muito boa! Faz-me lembrar a nossa semaninha em Madrid e a nossa aventura gastronómica na Casa do Lago, era assim que se chamava? já não me lembro!
Bjs

Noémia disse...

Como sempre sou a última a vir comentar...:)
A tortilha tem muito bom aspecto e eu adoro morcela ( embora me faça um mal terrível). Tenho uma dessa frigideiras de tortilhas mas é mais um "cacareco" a ocupar espaço que não se justifica para as poucas vezes que a usamos!
Continuo a não perceber a do "pau".

Claudia disse...

Claudia,

Vim até aqui para tratar de uma postagem velha Lembra que eu fiquei intrigado com a tal da chila/jila? Pois agora eu sei do que se trata, conheço como jamelão ou cruá e é fruta nativa lá do Brasil. O nome chila é usado em alguns países de língua espanhola.

Bj,

C.

Kláudinha disse...

miga acabaste de me dar a soluçao q eu precisava... és mm kiduxa :p
obrigada
bjinhos

Cláudia Marques disse...

Ainda bem, Kláudinha :)
Bjs ao piriri.

Cláudia, ainda bem que já descobriste. Nós aqui conhecemos como gila, e em algumas regiões do país por chila; escusado será dizer que jamelão e cruá nunca ouvi falar! Mas é bom, não é? Pelo menos eu gosto...

Noémia, minha linda, o "pau" resulta das brincadeiras da nossa Ameixa: é o pau de mandioca, que ela tanto elogiou, e do qual agora tb sou fã! :) só que já sabes como ela é com os 2ºs sentidos...

Manocas, lá que havia um grande lago, havia, e era um parque maravilhoso, mas Casa do Lago... acho que andas a ver mtos filmes... e garanto-te que esta tortilha é melhor que a outra, que era 85% batata :)

Titó, obrigada, vou ver o que posso fazer :)

Ana Maria, gostei da sua visita. Eu tb devia fazer regime, este blog (e outros) está a fazer-me engordar... até breve.

Beijinhos

Isabelocas disse...

Obrigada pela a visita no meu cantinho.
A tortilha ficou muito apetitosa.
Bjs

Susana Gomes disse...

Que excelente combinação!
Eu sou fã de tortilhas, pela simplidade e rapidez, e a morcela cá em casa é muuuito apreciada.
Deve ter ficado mesmo uma delícia!
:)
Beijinhos.