Não consigo entender esta fúria que tomou conta de quem manda na manutenção dos espaços verdes na cidade onde moro (Alverca).
Eles chamam-lhe poda, desmatação ou, pior ainda, limpeza! Eu chamo-lhe mutilação.
Alguém me pode explicar o porquê de se deixar as árvores e arbustos completamente "depenados"??
Até há uns anos atrás, Alverca era conhecida por "cidade verde", esse slogan até era apregoado em cartazes espalhados pela cidade. E na verdade a cidade (ainda) tem muitos espaços verdes, mas por este andar, parece-me que as coisas vão mudar em breve. Só gostava de saber a razão desta fúria destruidora. Sim, porque muitas destas árvores e arbustos ficam definitivamente arruinados com este "tratamento".
Estes arbustos, que dão (ou davam...) flores cor de rosa, ficaram reduzidos a uns troncos secos. E isto num local amplo, onde não estorvavam nada, bem pelo contrário, deixavam esta encosta mais bonita e colorida.
Agora pergunto: porque é que deixaram aqueles troncos secos ali no meio? Será que pensam que "aquilo" ainda vai ressuscitar, depois da maneira como foi cortada?
Por toda a cidade, é este o cenário: arbustos decepados, reduzidos a uns tristes troncos com meia dúzia de folhas.
Isto foi o que restou de um outro arbusto que cresce muito e dá flores muito bonitas, mas que está constantemente a ser cortado rente, porque pelos vistos é considerado daninho. Em muitos sítios vejo estes arbustos enormes e cheios de flores coloridas, aqui em Alverca não têm hipóteses, são totalmente dizimados, como se fossem porventura uma planta carnívora!
Numa época que até é caracterizada por um aumentar das preocupações com a preservação da Natureza, não consigo entender porque é que por aqui se circula em contra-mão.