Continuando o percurso pelas fases da vida, chegou a vez da Adolescência.
Quando penso na minha adolescência, a relação é imediata com o Liceu Gil Vicente
- que mais tarde passou a chamar-se Escola Secundária de Gil Vicente, mas que muitas vezes era, e é, carinhosamente chamada apenas de GIL, e é habitual ouvir antigos alunos a dizerem com orgulho:
"eu andei na Gil!" :)
É óbvio que foi uma escola que me marcou, afinal passei lá sete anos da minha vida! E sinceramente considero que foi um tempo muito bom, recordo essa época com saudade e com a sensação boa de ter sido uma época feliz da minha vida. As borboletas no estômago, a emoção da adolescência, aquela euforia às vezes sem motivo, enfim, a sensação que recordo desse tempo é boa, recordo uns tempos de descontracção, mas ao mesmo tempo daquele frenesim que não nos deixava sossegar, aquela inquietação, mas uma inquietação boa; é isso que eu recordo, e quantas vezes a escola (=lugar de estudo) ficava para trás, porque a outra escola (=lugar de recreio) tinha um peso muito grande... :)
Além do Gil Vicente, um outro local que marcou a minha adolescência foi o Miradouro de Santa Luzia.
Tantas tardes lá passadas, mas tantas, principalmente com a minha amiga Guida, deixaram-me lembranças muito boas! Aliás, nessa época a minha vida desenrolava-se numa espécie de triângulo (
Anjos (onde morava) -
Graça/Escola -
Miradouro de Santa Luzia). O miradouro era muito perto da casa dessa amiga que referi, o que me faz lembrar ainda da Rua de Santiago, do
AR.CO, do Castelo de São Jorge...
- uma parte muito bonita da cidade por onde eu andei MUITO durante esses anos.
Outra recordação boa que tenho da adolescência é a de uma certa emancipação, os acampamentos com a minha prima Fernanda (a minha mãe deixou-me ir porque ela era uns anos mais velha do que eu, era suposto tomar conta de mim...) :)
Foi ela que me tirou esta foto em Viseu:
|
Com 17 anos, em Viseu |
|
|
|
Por esta altura (acho que foi a única, felizmente) houve um certo "afastamento" em relação à minha irmã, afinal de contas ela era apenas uma "pirralha" e eu já era grande...... :))
Tão grande que já fui para o Algarve sem os meus pais (embora com uma amiga e com os pais dela!), e foi lá que comemorei a minha chegada à maioridade. :)
|
8 de Agosto 1984 - 18 anos! |
E assim, em forma resumida - porque se fosse dizer tudo o que me apetece ficava aqui um post gigantesco - aqui ficam alguns marcos da minha adolescência. Para fazer justiça, preciso ainda de falar na minha outra amiga, a Ana, de quem já tenho falado noutras alturas, e que também me acompanhou nesta fase, até porque sempre fomos vizinhas, até uma certa altura éramos da mesma turma, mas entre os 15 e os 18, era com a Guida que estava mais tempo. Com a Guida e não só, também com o irmão dela e mais um grupinho de amigos.
Ah, então e as paixonites agudas? hehe
Aquela que ainda hoje (e agora mesmo) me faz sorrir é (foi) uma paixão assolapada por um madeirense, louro como o mais louro dos nórdicos (ai tão lindooooooooooooo...), que andava quase sempre vestido de verde, e que eu achava um deslumbramento... eheheh
Bem, é melhor ficar por aqui.
Ai, a adolescência... :)