quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O meu lugar



Pátria


Serra!
E qualquer coisa dentro de mim se acalma...
Qualquer coisa profunda e dolorida,
Traída,
Feita de terra
E alma.


Uma paz de falcão na sua altura
A medir as fronteiras:
- Sob a garra dos pés a fraga dura,
E o bico a picar estrelas verdadeiras...

Miguel Torga, Diário II



Isto é o mais perto do que eu conheço como
"the place where I belong".
O meu lugar.



Os cheiros. As cores.
A neblina todas as manhãs.
As dádivas da Natureza.



Somewhere, there's a place where I belong.


O meu lugar.
É algures perto daqui.


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Inferno é aqui



O Inferno instalou-se aqui. Há mais de um mês que este país está a ser vitimado por esta calamidade, fruto, na grande maioria dos casos, da já célebre mão criminosa. E o que é mais revoltante é que essa mão nunca é apanhada, fica sempre impune. As vítimas, os castigados, são as populações que ficam sem os seus bens, somos todos nós que ficamos sem essa riqueza que é a floresta, e são, principalmente, cúmulo da injustiça, os bombeiros, que combatem até à exaustão e, coisa que nunca deveria acontecer, combatem até perder a vida, como aconteceu nestes últimos dias. Quem vai pagar pela morte, naquelas circunstâncias horríveis, da jovem (tão jovem, meu Deus) bombeira de Lourosa, de 21 anos? E daquele outro bombeiro de Alcobaça? E por todos os outros, que sacrificaram a sua vida ao ajudar a combater os incêndios? E todos aqueles que ficaram gravemente feridos, quem vai pagar por isso? É muito injusto, muito revoltante. Será que é assim tão difícil apanhar os autores destes actos bárbaros? Se afinal, nalguns casos, as populações até dizem saber quem eles são? Então por que não os denunciam às autoridades? Porque é que só à boca baixa é que dizem que até sabem quem é? Têm medo de quê, afinal? Não vêem que essa gente precisa de ser punida? Quando é que isto vai ter um fim?




Mesmo assim, vejo com agrado que este ano, mais do que nunca, oiço várias pessoas, principalmente bombeiros, não terem medo de dizer claramente, alto e bom som, aquilo que todos nós sabemos, que a esmagadora maioria destes fogos são intencionais! Mas depois vêm os burocratas, os do sistema, deitar-nos areia para os olhos! O Sr. Ministro (OMG!) e outros que tais vêm falar em negligência, em foguetes, em festas e romarias, etc. e tal... que eu saiba, os foguetes são lançados nas vilas e aldeias, não no meio da mata...

Itálico
mas afinal a quem querem eles enganar? então e os fogos que surgem durante a noite, também são devidos aos foguetes e às altas temperaturas? Por favor, não nos tomem por parvos, não tenham medo de chamar os bois pelos nomes!













E o inferno também está aqui...

na Rússia







e aqui...











e aqui...

na China






E ainda em muitos outros locais da Terra, todos os dias...


É muito triste ver o resultado da ganância, irresponsabilidade e actos criminosos do ser humano,

ver o que eles fizeram a este planeta.

Será que alguma vez se lembraram que não temos outro?