quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Blog mágico? Oh, obrigada! :)

Recebi este selinho da Titó e da G'

Obrigada, meninas.
Já fui confirmar o link, porque não publico selos que contenham um endereço sem verificar a sua proveniência, e aconselho-vos a fazerem o mesmo, porque às vezes há surpresas...

Já fiz a pesquisa, e este selo é do blog Feufolândia, de uma menina brasileira de 19 anos.


Não vou repassar, mas aqui ficam as minhas escolhas:

Uma música mágica: Woman, John Lennon

Um filme mágico: As pontes de Madison County

Uma viagem mágica: Paris, sans doute

Uma maquilhagem mágica: como não costumo usar, para mim qualquer uma é mágica...

Como recebi 2 vezes o selinho, vou colocar um em cada blog, até porque a Titó ofereceu-o a este blog e a G' ao Cláudia na Cozinha. Vou colar um no escritório e outro na porta do frigorífico...

Obrigada.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tiiiiiiiiiiiiiiiiiiaaaaaa.....



... já não preciso do Quico para dormir!

Carolina: Mãe, queria telefonar à tia.

Eu: Porquê?

C.: Para lhe dizer que já não preciso do Quico para dormir.

Eu: É uma grande notícia, mas não tenho saldo no telemóvel :(


Tia da Carolina, espero que estejas on-line, para ficares a saber da novidade!

Iupi, está mesmo a ficar uma menina crescida. Já não vou ter que dar meia volta no Areeiro para voltar a casa da Avó porque o Quico ficou lá! Isto já com uma lágrima a correr pela cara a acompanhar um "deixei lá o Quico... buááá..."

Viva!!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Ai a minha vida!!!


Em primeiro lugar quero pedir desculpa às pessoas que tinham deixado aqui comentários ontem. É que eu eliminei o post que tinha colocado ontem com esta foto, e consequentemente os comentários.

E sabem porquê? É que esta foi uma manhã de angústia! Que sufoco!!

Ainda não eram 8 da manhã quando me levantei. Uma das primeiras coisas que vi foi o Sr. Miau Amarelo à janela. Por acaso até achei estranho, porque a menina Mimi é que é muito janeleira. Gosta muito de estar a espreitar os pardais que andam por aí a esvoaçar. Aliás, eu estou-lhe sempre a dizer para ter cuidado, porque não tem asas!

Continuando... normalmente logo de manhã eles andam a pedir o pequeno-almoço, e miam, e ronronam, e roçam-se nas pernas, etc., quem tem gatos conhece o ritual. Eles têm sempre disponível a tijelinha com os "secos", mas de manhã habituaram-se a uma comidinha diferente, e os hábitos de gato são tramados!

Vai daí, o Amarelo fez tudo isso, e miou e miou, e da Mimi nem vestígios. Claro que estranhei. Chamei-a, procurei-a pela casa TODA, VASCULHEI TODOS OS CANTINHOS, E NADA VEZES NADA!!

Se fosse da parte da tarde até talvez não estranhasse, porque eles passam horas a dormir, mas de manhã costumam estar bem activos, e achei realmente estranho. Comecei logo a transpirar... a Carolina dormia regalada...
bem, depois de ter dado duas voltas inteiras à casa, de ter espreitado por todo o lado, e nada, fiquei mesmo aflita.

Fui espreitar a todas as janelas, já a pensar que a ia ver estatelada lá em baixo, cruzes canhoto!

Mas nada. Fui à rua, andei às voltas feita parva, procurei por todo o lado aqui à volta, e nem o mínimo vestígio da bichinha!

Mas o pior ainda estava para vir. Quando a Carolina acordou e tive que lhe dizer que a Mimi tinha desaparecido, é que foi bonito. COITADINHA! Chorou tanto, até me fez doer o coração, e eu a tentar fazer-me forte, mas também com mais vontade de chorar que outra coisa... FOI HORRÍVEL!!

E eu sem saber o que fazer! Parecia uma barata tonta. Telefonemas, tudo em alarido, mas o que terá acontecido, alguém a apanhou, está aqui, está ali, eu só a imaginava transportada nos dentões de um canzarrão, porque costumam andar por aí alguns com um tamanho um bocado assustador, e ela tão pequenina, ai meu Deus, as coisas que me passaram pela cabeça!

Voltei a procurar na rua, desta vez com a Carol, pobrezita, a espreitar debaixo dos carros, por tudo quanto era sítio... nada! Voltámos para casa, ela com o rabinho entre as pernas, eu nem sei como estava.

Fui 555 vezes à janela, a todas as janelas, para ver se a via a sair de dentro de algum arbusto...

já passava das 10h30 quando me apercebi que tinham accionado a rega automática aqui nas traseiras do prédio, onde há um espaço relvado com árvores e arbustos. Pensei que isso era bom, se ela estivesse escondida por aí, talvez fugisse do jacto da água...

Eu moro no 2º andar. Olhei lá para baixo, e nada. Mas qual não é o meu espanto quando vejo aparecer uma cabecita preta NA JANELA DA MINHA VIZINHA DO 1º ANDAR!!!!!

Acho que dei um salto, um grito, sei lá eu. Lá fui a correr: "Carolina, a Mimi está em casa da Margarida", e lá fomos bater à porta da vizinha, que nem se tinha apercebido de nada, porque tinha a porta desse quarto fechada! E a palerma nem sequer miou, devia estar tão assustada que nem piu...

Imaginem-me só o filme: caiu-me da janela e deve ter-se segurado no estendal da vizinha (felizmente os gatos têm mesmo 7 vidas), e teve a sorte de apanhar a janela aberta, e lá vai disto.
Devia estar a tentar apanhar algum pardal, porque há aqui uns plátanos que estão praticamente colados ao prédio, ou então uma mosca, uma borboleta, qualquer coisa com asas... SÓ COMIGO!

Bem, eu ainda estou em choque. Já a dava como perdida, estava completamente à toa.

Cenourita e Titó, eu JURO que nunca mais deixo a Mimi Maria ficar sozinha na janela! :))

Há muito tempo que não apanhava um susto tão grande. E espero não apanhar nenhum parecido tão depressa. UFA!

Pronto, foi por isso que eu tirei o post. Quando me lembrei que ainda ontem tinha posto aqui as fotos deles naquele LOVE todo, até fiquei com um nó na garganta. :(

Mas pronto, tudo está bem quando acaba bem. Tenham cuidado com as janelas, que eu vou fazer o mesmo. Não quero que a experiência se repita. Nem quero imaginar se ela não se tivesse segurado nas cordas.

(Ainda não se aproximou sequer da janela. Será que lhe ficou de emenda? hummmmm)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Tá-se bem!


"Nunca me senti tão viva!!"

disse a Carolina depois de uma sessão de "iniciação à patinagem" e alguns bate-cus pelo meio...

com estes dias quentes, sabe bem passar umas horas na frescura dos parques...

mas às vezes também sabe bem o fresquinho (artificial) do centro comercial :)

tá-se bem!


sábado, 15 de agosto de 2009

Arrumar a casa, desancar e outras coisas mais... (actualizado)



Ia responder às miúdas nos comentários do post anterior, mas pensei melhor e decidi vir aqui.

A Rute levantou uma questão pertinente, a do tempo para gerir dois blogues (sim, porque para o terceiro passei procuração e está muito bem entregue à gerência da Srª Drª Ameixa Moída, licenciada na Universidade mais ilustre de Portugal, ou seja, em Coimbra.
Sim, porque ela não faz a coisa por menos...).

(Tenho que me acautelar, para não ser desancada numa qualquer via pública... safa!)


Mas foram principalmente dois factores que me levaram a criar novo blog. Por um lado, de há uns tempos para cá ando bastante entusiasmada com as aventuras gastronómicas, com a criação, mistura, experimentação, enfim, toda a parafernália de coisas que se podem fazer com os alimentos, umas com resultados excelentes outras com resultados pouco menos que desastrosos...
Por outro lado, não me estava a sentir confortável com a quantidade exagerada de posts sobre comida que estava a pôr neste blog, talvez porque quando o criei não foi com esta intenção. Por exemplo, no outro dia apeteceu-me postar um poema, e depois vi que no post anterior estavam batatas assadas... estão a ver o filme? não bate a bota com a perdigota... ;))

Foi por esse tipo de coisas que senti a necessidade de "separar as águas", se bem que não pretenda que aquele seja um blog de culinária, naquele sentido mais típico do termo, só com comidas muito bonitas, muito profissional. Não é que tenha alguma coisa contra esses, mas a minha ideia é partilhar o resultado das minhas comidinhas, e tudo o que esteja mais ou menos relacionado, sem a mínima pretensão de ensinar nada a ninguém. Eu é que tenho aprendido, e muito, neste mundo blogueiro.

Agora um recado personalizado para a minha sócia: Ameixa Maria, em relação ao DESANCAR, a história é esta: eu uso muito esta palavra, mas ontem de repente deu-me um flash (é o que eu digo, apanhei muito sol...) e resolvi ir ao dicionário confirmar o sentido dessa palavra tão gira. E não é que fiquei espantada? É que o sentido primeiro da palavra remete mais para violência física com pancadaria: "quebrar ou derrear com pancada, maltratar". FOGO! Não sabia que a palavra era tão forte!!! Só em sentido figurado é que significa "criticar acerbamente, vencer em discussão".

ORA, QDO EU VI DERREAR COM PANCADA, NÃO SEI PORQUÊ, lembrei-me da menina Ameixa a oferecer um pontapé ao miúdo malcriado que lhe apareceu lá em casa eheheheh - e era mesmo o que ele merecia, dadas as circunstâncias...

e pronto, é isto!

Até já.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Arrumar a casa


Pois é, não sei se apanhei sol a mais na moleirinha, ou se foi do calor do forno, mas passou-me assim uma coisinha pela cabeça...

e vai daí, como andei uns dias a fazer arrumações em casa, decidi dar também uma arrumadela no blog, e resolvi criar (mais) um, dedicado às comilanças! Afinal, tenho que fazer jus aos sete quilos que já aumentei (eufemismo para engordei...) este ano!!

E pronto, está criado e podem conhecê-lo aqui. Como é recém-nascido, ainda está em fase de arranjos (mudar fralda, dar biberon...), mas já deu um berro e começou a respirar.
Resolvi fazer uma selecção de 12 comidinhas das que já tinha neste, e acrescentei a 13ª, feita recentemente. Como foi criado ontem, dia 13, resolvi pôr 13 receitas. É para dar sorte à minha cozinha, que está a precisar de uma remodelação!!

Claro que continuarei com este (o meu bijou), agora sem aromas de comida. Vai ficar reservado aos meus pensamentos, assuntos variados sobre os quais me apeteça falar, e sobretudo DESANCAR, que foi um dos objectivos com que ele foi criado.
(não no sentido físico, isso deixo para certas pessoas que andam praí a oferecer pontapés... eheh)

Desancar, mas sem querer fazer parte dos que só dizem mal de tudo e não fazem nada de útil... mas o que é certo é que temos que pôr a boca no trombone, porque há tanta, mas tanta coisa que vai mal por estas e por outras bandas, que é preciso denunciar, protestar e também, quando for caso disso, elogiar e enaltecer as coisas boas, que também as há! (temos é que procurar muito bem...)

Até já.

domingo, 9 de agosto de 2009

Quarenta e quantos?????

1966 foi um ano em que se verificaram acontecimentos muito importantes. :))
Senão, vejamos:


Foi lançada a moeda de 20 centavos!! Porventura alguém se lembra desta moedinha?


«Em 1966 e 1967, muito antes do Homem viajar à Lua e de poder olhar para o seu planeta, foram enviadas para a Lua cinco sondas orbitais, com o objectivo de localizar sítios adequados para o desembarque na Lua. Nesta imagem, tirada em 1966 pela Lunar Orbiter 1, é visível um quarto da Terra, por trás da superfície rugosa da Lua.»


«O percurso de Yves Saint-Laurent foi muitas vezes acompanhado pela actriz francesa Catherine Deneuve, a principal musa do costureiro. O primeiro encontro deu-se em 1966, quando YSL criou os figurinos de “A Bela da Tarde” (BELLE DE JOUR), filme protagonizado por Deneuve
(Adoro a Catherine Deneuve!)


Foi lançado este modelo da BMW.





E foi inaugurada a 1ª ponte sobre o Tejo!


«Ponte Salazar - (actualmente Ponte 25 de Abril) A inauguração da ponte sobre o rio Tejo é, sem dúvida, um dos acontecimentos mais importantes do ano de 1966. O sonho de atravessar o rio "longe da água", sobre rodas, estava concretizado. Uma ponte que só mais tarde seria rebaptizada para ponte 25 de Abril, precisamente a data que marcou o fim de mais de 40 anos de uma ditadura iniciada pelo próprio Salazar.»

(do site da RTP)


«Em 6 de Agosto de 1966, num dia de sol radioso, é inaugurada, com pompa e circunstância, a Ponte sobre o rio Tejo, em Lisboa. O Diário Popular dessa tarde escreve: «A Ponte – a ponte sobre o Tejo, a maior da Europa e uma das maiores do Mundo, inaugurou-se hoje: foi dia de festa para o povo».

«Primeiro domingo de Agosto, primeiro domingo de Ponte»
«82 000 automóveis nas primeiras 24 horas!»
O Diário Popular de 7 de Agosto de 1966 (dia seguinte ao da inauguração) escreve: «A imagem ainda não parece portuguesa, mas o leitor terá de habituar-se a ela: uma estrutura de dimensão inusitada, incessantemente percorrida por esses emblemas do bem-estar e do fervilhar profissional que são, nas sociedades desenvolvidas, os automóveis […] dá uma ideia [do que] será comum dentro de cinco, dez, quinze anos […]». (Sou tão antiga.....)
Diário Popular n.º 8531, de 16-07-1966



E, um acontecimento deveras importante!!! :)))........ foi o nascimento desta que vos fala, no dia 8 de Agosto.

Pois é, parece que é mesmo verdade...

uma vez que eu nasci nesse longínquo :)) ano de 1966, parece que fiz 43 anos!!!

Será mesmo verdade? Ainda me custa a acreditar, mas pelo menos é o que está no bilhete de identidade...


Deixo-vos aqui uns lamirés das comemorações deste grande acontecimento!!

E aproveito para agradecer às meninas que deixaram palavrinhas tão simpáticas no blog da minha mana, que gosta muito de me denunciar...

Obrigada a todas!



terça-feira, 4 de agosto de 2009

Batatas recheadas - mais sugestões


Não há uma sem duas...


Com esparregado, atum e queijo emmental ralado.

A fome era tanta, que até as fotos ficaram tremidas...


...nem duas sem três!


Com cogumelos laminados e cortados em tiras fininhas, bacon (levemente refogados), um pouco de natas e queijo ralado

(mistura de 4 queijos: emmental, cheddar, mozzarella e semi-curado - da Président)

Aquele corninho é um pouco de bacon rebelde... pena não ter ficado outro do outro lado...

Esqueci-me de tirar foto do interior, fica para a próxima. Mas agora só quando vier um dia mais fresco, porque hoje esteve muito calor para manobras com o forno, ainda por cima com um bolo à mistura... Ufa!!!


Os procedimentos são precisamente os mesmos que referi no post anterior, só muda o recheio. Estas últimas são mais a "minha cara" (salvo seja), porque têm tanto queijo que quase não se vêem as batatas...

Um dia destes vou fazer análises ao sangue (tenho ali a credencial há mais de um mês...) depois digo-vos como está o colesterol... tenho a sensação que vou apanhar um susto! :(

A propósito, vou ali fazer um chá verde, para purificar o organismo, se é que isto ainda tem alguma hipótese de purificação...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Batatas recheadas (gratinadas)


Estive quase para fazer uma batata assada, pois tenho em casa esta batata king size.
Bendita terra que produziu isto! É tudo natural (penso eu, pelo menos é de uma produção caseira), e são macias e deliciosas. Pronto, vieram do Alentejo. :)


Resolvi usar estas, que mesmo assim também pesam cerca de 200 gramas cada uma.


Aproveitando as super úteis dicas da Cláudia (Magia na Cozinha) para assar batatas na perfeição neste post, lá fiz as prometidas batatinhas - ou batatonas... (mas para rechear convém que sejam grandinhas).

Podem - e devem :) - ir conferir todas as 8 dicas da Cláudia lá no Magia.

No entanto, saliento que o que é mesmo, mesmo fundamental é:
1. lavar muito bem as batatas;
2. furá-las com um garfo ou faca afiada, 4 vezes de cada lado, com um intervalo de cerca de 2,5cm, para que o vapor possa sair. Caso contrário, as batatas correm o risco de explodir durante a assadura, o que não deve ser nada agradável! :))

Barrei as batatas com azeite e salpiquei-as com sal grosso, antes de irem ao forno (foto acima).

Estiveram 1 hora no forno, um pouco mais de médio (o meu forno não tem termostato, o que às vezes me complica a vida, mas desta vez, felizmente, correu tudo bem).

Enquanto as batatas acabam de assar, pode-se ir misturando numa tijela o atum (usei uma lata e meia), um raminho de salsa picada e um pouco de leite (cerca de 1 chávena pequena). Temperei com pimenta.


Depois das batatas assadas, retira-se um pouco da casca na parte de cima e, com a ajuda de uma colher, escava-se em forna de canoa.
A batata que se retira junta-se ao preparado anterior, e vai a refogar uns minutinhos em azeite e cebola picada.

Enche-se a "canoa" com esse preparado.

Por cima, coloca-se queijo ralado.


vai a gratinar...


e está pronto!


Oh batatinhas deliciosas!!

Cláudia, obrigada pelas dicas. Ficaram maravilhosas! Estou a fervilhar de ideias :))

é um prato em que se podem utilizar mil e um ingredientes, é só usar a imaginação!