A
Quadrilha Gastronómica na blogosfera é um desafio lançado pela Ana, do blog
Eu Mulher, que consiste em fazer uma receita típica do
período junino, que aqui será o equivalente aos "santos populares" - Sto. António, S. João e S. Pedro.
Na cidade onde eu moro, o santo que se comemora é o
S. Pedro, no
dia 29 deste mês. Ou seja, no próximo fim-de-semana vai haver por aqui festança, porque as festas duram 5 dias!
(
Esta informação só vale para as portuguesas: imaginem que vêm cá actuar o Toy, a Mónica Sintra e a Rute Marlene..... :):) sem comentários... não, não resisto a fazer um comentário: escolhidos a dedo!!).
Bem, adiante...
Como já foi dito por mim e por outras pessoas, ao contrário do Brasil, onde há
um montão de comidinhas típicas desta época, aqui em Portugal praticamente só há um prato típico das festas dos santos populares: sardinha assada com pimentos assados!!
Como tal, resolvi fazer este doce muito simples, mas que é bastante típico da culinária lusa, e que penso que é conhecido de norte a sul do país (e provavelmente nas ilhas...)
Então, cá vai:
Ingredientes:
1 litro de leite
150 g de açúcar
60 g de farinha (pode ser Maizena ou não)
3 ou 4 gemas
casca de limão
1 pau de canela
Coloca-se o leite ao lume com a(s) casquinha(s) de limão e o pau de canela. Como gosto bastante do sabor do limão, pus 5 tirinhas de casca. Claro que isso fica ao gosto de cada um.
Numa tijela, mistura-se bem o açúcar com a farinha.
Quando o leite está quase a levantar fervura, começa-se a adicionar aos poucos colheres dessa mistura, mexendo sempre, para não ganhar grumos.
Deixa-se ferver durante alguns minutos (4 ou 5), mexendo sempre, até adquirir uma consistência cremosa.
À parte, batem-se as
gemas* com um garfo. Junta-se então algumas colheres daquele creme às gemas, mexe-se bem, e volta a misturar-se lentamente ao creme. Nesta altura pode desligar-se o lume, mexendo de novo.
Se quiser, antes de colocar no recipiente onde vai servir, pode retirar o pau de canela e as cascas do limão. Eu costumo manter, porque como já disse antes, gosto depois de "encontrar" os bocadinhos de casca, porque o creme que está junto delas fica delicioso (sou fã de limão, pronto!). Mas não sou tão fã a ponto de comer a casca, portanto depois tenho que a tirar "discretamente"; por isso, se tiver visitas, pensando bem, o melhor é tirar o limão, para evitar situações embaraçosas... :):)
Voltando ao que interessa, com ou sem as casquinhas e o pau de canela, agora é só colocar numa taça ou travessa grande, ou em taças ou pratinhos individuais, como preferir.
Agora, um aspecto muito importante: tradicionalmente, o leite creme serve-se com uma camada de açúcar por cima, que se "queima" com um ferro próprio para o efeito, para ficar caramelizado. Agora já há uns eléctricos, acho que são muito práticos, mas ainda não tenho. Como tal, costumo polvilhar com canela, e fica também muito bom. Na minha opinião, fica bem das duas maneiras. Gosto muito com o açúcar caramelizado, mas como também adoro canela, tanto faz!
Deve deixar-se arrefecer bem no frigorífico, especialmente nestes dias que correm, em que estamos com 36/37 graus! Valha-nos o São Pedro!!
Em relação à quantidade de gemas, há receitas para todos os gostos: por incrível que pareça, vi uma receita que pedia 18 gemas!!! Mas desde as 2 até às 18, passando por 12, vê-se de tudo!
Eu, como tenho o colesterol nas alturas, decidi usar apenas 3 gemas, mas se quiser que fique mais amarelinho, pode usar mais. Na minha opinião, nunca mais de 6, acho um exagero! A não ser que se aumentem os outros ingredientes, claro.
Como se pode ver pela taça do lado direito, gosto mesmo muito de canela!! :)
Bom apetite!!
Agora, um recadinho para a Gina, do NACOZINHA.
Aliás, em vez do recadinho vai a história: há pouco tempo a Gina publicou no seu blog umas belas fotos de MINGAU. Não colocou a receita, pq pelos vistos no Brasil toda a gente sabe como se faz :)
Entretanto, ouve umas (queridas) meninas portuguesas (umas boateiras... eheheh) que disseram que era a mesma coisa que o nosso leite creme. Mas não é! Depois de "checar" os ingredientes, e de ter trocado e-mails com a Gina, chegámos à conclusão de que não era a mesma coisa, pq o mingau é uma papa (que aliás os bebés adoram...), e o leite creme é uma sobremesa.
Mas o mais engraçado é que agora a Gina, pelo aspecto deste, e como tinha canela, pensou que era mingau... ou seja, afinal não é que são mesmo parecidos? :)