Hoje a minha mãe fez 70 anos.
Parabéns, mãezinha linda.
Apesar de ela não querer festejos, até porque tem andado adoentada, não podíamos deixar passar a data em branco, ainda por cima sendo um número tão redondinho.
Sendo assim, eu e a minha irmã resolvemos fazer umas coisitas boas, como por exemplo uns maravilhosos biscoitos, inspirados
nestes, (muito bem) feitos pela minha simpática e querida xará.
O que fizemos de diferente da receita da Cláudia foi não usar
cravo (será cravinho? - não gosto, faz-me lembrar dentistas); além disso, usámos licor de amêndoa amarga, não sei se será a mesma coisa que o amaretto. Cláudia, o que vc me diz?
Aqui estão os ingredientes usados pela Cláudia:
« Moreno de Basel, nome carinhoso para o biscoito Basler Brunsli1 1/2 xícara de farinha de amêndoas1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro1 xícara de açúcar cristal (para abrir a massa e cortar os biscoitos)3 colheres de sopa de chocolate em pó ou cacau em pó100 gramas de chocolate amargo 70% de cacauDuas claras grandes1 colher de chá de licor de amendoas tipo amaretto Disaronno ou 1/2 colher de chá de aroma natural de amendoas (por favor, não use aroma imitação de amendoas)* 1/2 colher de chá de canela em pó (se preferir use um pouco mais, mas não exagere)Uma pitada de cravo pó (se preferir use um pouco mais, mas não exagere)Uma pitada de noz moscada (se preferir use um pouco mais, mas não exagere)Uma pitada de sal (* pode substituir também por uma colher de chá ou de sopa de kirsch) »
Podem ver todos os detalhes no blog da Cláudia, o link está aí em cima.
A massa estava de-li-ci-o-sa. Só ocorreu um
pequeno problema: nós pelámos as amêndoas, e não o devíamos ter feito, porque durante a cozedura, como a massa ficou mais mole do que deveria, espalhou-se muito. Resultado: em vez de biscoitos, ficaram mais bolachas, ou seja, mais magrinhas... mas quanto ao sabor e à textura, nem há palavras. O sabor é mesmo maravilhoso, e realmente ficam estaladiças por fora e molinhas por dentro. Ui, que delícia!
Quanto ao bolo de aniversário, foi o Nuss-Mandeln Kuchen (bolo de avelãs e amêndoas), da cozinha tradicional alemã, e existem várias receitas na net.
Nós fizemos assim:
Ingredientes:
100 gr de manteiga líquida; 150gr de açúcar;
6 ovos; 1/4 colher (de chá) de canela;
raspa de meio limão; 1 dl de leite;
2 colheres (sopa) de Vinho do Porto (ou rum);
250gr farinha de trigo fina; 1 colher (chá) de fermento;
100 gr avelãs moídas; 130 gr amêndoas moídas.
Pré-aquecer o forno a 180º e untar a forma.
Misturar a manteiga, o açúcar, a gema e a raspa de limão. Adicionar o leite e o vinho do Porto.
Em seguida, incorporar aos poucos a farinha e o fermento.
Acrescentar as amêndoas e as avelãs e mexer bem.
Bater as claras em castelo e adicionar à massa.
Vai ao forno por 45 minutos.
É uma delícia. Muito macio, e a mistura das amêndoas com as avelãs dá-lhe um sabor único.
A cobertura foi feita com um pacote de natas (2 dl), 5 colheres de sopa de chocolate em pó e uma colher de sopa de açúcar, tudo levado ao lume até ferver, mexendo sempre.
Aqui a ideia era ver-se o interior, mas houve tremeliques...
Aqui está o bolo e as bebidas que foram usadas nas duas receitas: a Amêndoa amarga e o Vinho do Porto.
*****
Mãezinha linda, desejo-lhe mais 365 dias cheios de saúde, alegria, sem macaquinhos no sótão, sem ansiedade, e com muita felicidade. E já agora não abuse dos bolos, senão os 77 quilitos ainda aumentam... :)